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México – Oportunidades de Mercado

Introdução

Este documento tem por objectivo apresentar as oportunidades de negócios no México, que poderão servir de base para análise e desenvolvimento de projectos para esse mercado.

A Bazaar posiciona-se, desta forma, como parceiro estratégico que “faz acontecer” os negócios dos seus clientes no mercado internacional.

A nossa principal característica?
Ir para o terreno e atingir os objectivos propostos junto dos nossos clientes e parceiros.

 

 

Sendo uma porta de entrada para o mercado americano com mais de 120 milhões de consumidores, o México possui oportunidades de negócio em diferentes sectores.

México

 

Os Estados Unidos Mexicanos são um país com uma área de 1.972.547 km2, localizado na América do Norte, com delimitações territoriais com os Estados Unidos da América, Guatemala e Belize. Além do território continental e ilhas adjacentes à costa, o México inclui também as ilhas Revilla e Gigedo, localizadas no Oceano Pacífico, a mais de 400 km a Sul do Cabo San Lucas, na Baixa Califórnia.

A economia do México divide-se pelos sectores da agricultura (5%), indústria (29%) e serviços (66%) e tem como principais parceiros comerciais os Estados Unidos da América, o Canadá, Japão, Espanha, Chile e Brasil.

O país conta com cerca de 124 milhões de pessoas, sendo o 11.º país mais populoso do mundo e o segundo da América Latina (em primeiro, está o Brasil com cerca de 209 milhões de pessoas). O IDH do México é considerado elevado, com um índice de 0,756.

No que diz respeito às importações, o México situa-se entre os 20 países mais importadores do mundo, movimentando mais de 380 mil milhões de dólares. Entre as importações destacam-se as máquinas, aparelhos e materiais eléctricos, veículos e materiais de transporte, combustíveis, óleos minerais e plásticos de uso industrial.

Tecnologias de informação

 

As tecnologias de informação são um sector em evolução no México, tendo registado um crescimento de 14% na última década. Até 2019, a expectativa de crescimento para este sector é de 7% ao ano.

O mercado mexicano de software movimenta mais de 3,5 mil milhões de dólares por ano, com projecções de facturação na ordem dos 4,8 mil milhões, em 2019. Para alcançar estes objectivos, o governo mexicano conta com uma política de incentivo para receber empresas internacionais que se queiram instalar no México e desenvolver localmente as suas actividades.

 

Máquinas e ferramentas industriais

 

Com uma estrutura industrial forte, o México é um dos maiores mercados de máquinas e ferramentas industriais do mundo, movimentando cerca de 1,7 mil milhões de dólares por ano.

Uma vez que a sua produção de máquinas e ferramentas não consegue atender às necessidades do mercado interno, o país procura soluções no mercado internacional, tornando-se um grande importador neste sector.

Indústria farmacêutica

 

A indústria farmacêutica mexicana é um mercado que consome mais de 18 mil milhões de dólares por ano e a projecção para 2020 atinge os 26 mil milhões.

Em 2014, o México importou cerca de 4 mil milhões em produtos farmacêuticos, sendo os Estados Unidos da América, a Alemanha e França os principais países exportadores.

Energias renováveis

 

O governo mexicano lançou, em 2013, um programa de incentivo ao desenvolvimento de energias renováveis com o objectivo de fazer com que, até 2024, 35% da produção de energia do país tenha por base fontes renováveis.

Essa estratégia do governo permite o desenvolvimento da indústria no país, que irá necessitar de fornecedores para toda a cadeia de produção.

Indústria aeroespacial

 

O México tem-se vindo a consolidar como um mercado importante para a indústria aeroespacial, contando com mais de 300 empresas que, juntas, formam um cluster cada vez mais competitivo.

No período de 2006-2015, o sector registou um crescimento anual de exportações de cerca de 14% e estima-se que essa taxa de crescimento se mantenha até 2021 para um volume de exportações no valor de 12 mil milhões de dólares.

Indústria alimentar

 

O sector dos alimentos processados movimenta mais de 130 milhões de dólares no México, anualmente.

Mesmo com uma indústria interna forte, o país apresenta oportunidades para a entrada de novos produtos. Cerca de 12% dos insumos para a indústria alimentar mexicana são importados, destacando-se aditivos de cor, aroma e sabor, gomas, azeitonas, cerejas e chá.

Principais desafios

 

1 – Processo de abertura de empresa, licenças e alvarás cada vez menos burocráticos, mas ainda muito complexos para a realidade de muitos investidores internacionais;

2 – Cultura organizacional centralizadora, sendo muitas vezes o poder de decisão focado numa só pessoa e não num departamento;

3 – Cultura de negociação mais focada no relacionamento e com tendência para tomadas de decisão no médio-prazo;

4 – Processo de pagamento de impostos complexo;

5 – Portos com optimização insuficiente.

 

Fonte:
www.promexico.gob.mx

 

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