Voltar

Moçambique – Oportunidades de Mercado

Introdução

Este documento tem por objectivo apresentar as oportunidades de negócio em Moçambique, que poderão servir de base para análise e desenvolvimento de projectos para este mercado.

A Bazaar posiciona-se, desta forma, como um parceiro estratégico que “faz acontecer” os negócios dos seus clientes no mercado internacional.

A nossa principal característica?
Ir para o terreno e atingir os objectivos propostos junto dos nossos clientes e parceiros.

Moçambique

 

A República de Moçambique é um país com uma área de 799.830 km2, situado no sudeste de África e faz fronteira com a Tanzânia, Malaui, Zimbabué, Suazilândia e África do Sul. Com o seu clima húmido e tropical, o país tem como recursos naturais o alumínio, o gás natural, o carvão, o titânio, o grafite, o bauxite, o ouro, a madeira, o sal e produtos piscatórios.

O país conta com cerca de 26 milhões de pessoas, sendo 99% de etnia africana, onde 54% vivem abaixo do limiar de pobreza. Moçambique está na posição 180 num ranking de 188 países, com o IDH de 0,41.

A economia de Moçambique divide-se pelos sectores da agricultura, silvicultura, pesca e caça (32%), indústria extractiva e transformadora (14,3%), electricidade, gás e água (4,1%), construção (3,2%), comércio por grosso e a retalho, hotelaria e restauração (17%), transportes, armazenagem e comunicações (9.8%), serviços financeiros, imobiliário e serviços às empresas (6,3%), serviços de administração pública (4,5%) e outros serviços (8,2%).

No que diz respeito às importações, Moçambique movimentou cerca de 7 mil milhões de dólares, sendo os alimentos, matérias-primas, petróleo, maquinarias e acessórios os principais produtos importados. O PIB foi de 16 mil milhões de dólares e teve como principais parceiros internacionais a África do Sul (30,5%), China, Índia, EUA, Portugal e Austrália.

 

Dados 2014

Fontes:
www.portaldogoverno.gov.mz
– www.tradingeconomics.com

 

Moçambique é um país em desenvolvimento que possui metas e desafios para alcançar no médio prazo. Com a sua estratégia de investimento, o país apresenta oportunidades de negócios em diferentes sectores.

Agricultura

 

O desenvolvimento agrário é um dos pilares para o fortalecimento da economia moçambicana.

O Governo tem apresentado programas de incentivo para quem deseja investir no sector agrícola do país. Mas, mesmo com o fortalecimento da indústria agrícola, Moçambique possui grande necessidade de importação de alimentos como o arroz, a soja, etc.

Máquinas e equipamentos agrícolas

 

Com o foco no desenvolvimento do sector agrícola, Moçambique procura soluções em máquinas e equipamentos no mercado internacional, tornando-se um grande importador nesse sector.

 

Turismo

 

O turismo tem sido um dos sectores de maior desenvolvimento em Moçambique. O sector do turismo, no país, tem apostado sobretudo na biodiversidade e no desenvolvimento económico sustentável.

 

O sector dos alimentos processados é de constantes oportunidades em Moçambique; num mercado com pouca variedade, a importação de novos produtos é ponto assente na pauta de importações do país.

Indústria alimentar

Consultoria e formação

Num país em desenvolvimento, consultoria e formação são importantes. Estudos de viabilidade de negócio, planeamento e desenvolvimento estratégico e formação de recursos humanos são exemplos de serviços cada vez mais necessários.

Principais desafios

 

1 – Processo de abertura de empresa muito burocrático;

2 – Número reduzido de mão-de-obra qualificada;

3 – Custo elevado de transportes, água e energia;

4 – Economia informal e com concorrência desleal face às empresas que cumprem a lei;

5 – País com infra-estruturas em desenvolvimento;

6 – Portos com processos muito burocráticos.

 

Fonte:

www.portugalglobal.pt

Deseja internacionalizar o seu negócio?
Fale connosco!