A República Federativa do Brasil
População: 209.736.610 pessoas
Moeda: Real (R$)
Ordenado mínimo nacional: R$ 880,00
Taxa de desemprego: 10,9 (1.º trimestre 2016)
Taxa de inflacção: 0,78% (Maio 2016)
Produto Interno Bruto (2015): US$ 19,69 mil mlhões (superávit)
Principais parceiros económicos: Estados Unidos da América, China, Alemanha, Argentina, Holanda e Japão.
Grau de confiança no empresário: 45,7 (Junho 2016)
Grau de confiança no consumidor: 105,2 (Junho 2016)
Principais sectores de serviço: telecomunicações, transporte rodoviário, técnico-profissionais em regime outsourcing, transporte de cargas, limpeza predial e domiciliar, informática, transportes aéreos e alimentação.
Principais sectores industriais: alimentos e bebidas, produtos químicos, veículos, combustíveis, produtos metalúrgicos básicos, máquinas e equipamentos, produtos de plástico e borracha, electrónicos e produtos de papel e celulose.
Fontes: IBGE, Banco Mundial, tradingeconomics.com
É um país com uma população que consome mais de 250 mil milhões de euros por ano. Vale a pena estar atento às oportunidades que podem surgir com base nas decisões políticas e económicas assumidas pela República Federativa do Brasil, nos próximos meses.

Entender e acompanhar a actual situação económica do Brasil pode parecer complicado, mas vale a pena.
Acompanhada de uma crise política sem precedentes, a economia brasileira atravessa um momento de profundas mudanças, na tentativa de encontrar um equilíbrio há tempos perdido.
Nos anos que antecederam a crise, viveu-se um boom económico com um crescimento exponencial do consumo. Agora, vivem-se tempos de racionamento.
O consumidor brasileiro está a mudar o comportamento, sendo cada vez mais exigente nas escolhas que faz e na procura de um melhor custo-benefício.
Mas é um país com uma população que consome mais de 250 milhões de euros por ano.
Vale a pena estar atento às oportunidades que podem surgir com base nas decisões políticas e económicas assumidas pela República Federativa do Brasil, nos próximos meses.
Os sectores da alimentação saudável, educação, cosmética e energias renováveis são alguns exemplos de oportunidades que despontam no Brasil.
Introdução
Alimentação Saudável

Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Euromonitor, o mercado brasileiro da alimentação saudável teve um crescimento de 98%, num espaço de cinco anos. Um crescimento responsável por movimentar cerca de US$ 35 mil milhões por ano, o que faz do Brasil o quarto maior mercado do mundo nesse segmento.
O consumidor brasileiro está a mudar os hábitos alimentares, na procura de uma alimentação mais saudável, segundo avança o Instituto Datafolha para a Associação das Empresas e Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert).
Saiba mais:
Pesquisa diz que cresce procura por alimentação saudável, Agência Brasil - 13.04.2016
Segmento de alimentação saudável apresenta oportunidades de negócio, SEBRAE - 26.11.2015
O aumento de novas instalações na infra-estrutura fotovoltaica e eólica a nível mundial fez com que o sector alcançasse uma economia de escala que representou uma redução de preço da energia renovável em cerca de 80%, desde 2009.
A expectativa é de que, no prazo de 25 anos, o consumo de energia eólica e solar no Brasil seja superior ao de energia hidroeléctrica.
Em 2015, os recursos para a energia solar, no Brasil, atingiram o valor de US$ 657 milhões e para a energia eólica o valor foi de US$ 5,7 mil milhões.
Saiba mais:
Custos para solar e eólica podem cair até 59% em 20 anos, Revista Exame - 15.06.2016
Brasil é um dos dez maiores investidores em energia renovável do mundo, aponta relatório do PNUMA, ONU - 30.03.2016
Energias Renováveis
Educação

O sector da educação brasileira atinge milhares de milhões. Dos jogos educacionais ao ensino superior privado, são muitos os desafios num mercado cada vez mais competitivo e rentável.
Cosmética
O sector da cosmética, no Brasil, está a conseguir contornar a crise com novas estratégias de mercado e a garantir que continua a ser um dos negócios mais atractivos do país.
A L'Occitane, uma marca de sucesso no Brasil, olha para o país como um mercado de oportunidades e aposta na inauguração da primeira loja experimental do mundo, em território nacional.
"A crise faz com que as pessoas desenvolvam a própria criatividade. Boas ideias sempre podem mudar um cenário", Jorge Carvalho de Oliveira Júnior, vice-presidente da Associação Comercial do Estado do Paraná)
Saiba mais:
Beleza & Cia: Setor de cosméticos prepara estratégias para 2016, De Olho no Mercado - 13.11.2015
L'Occitane abre no Brasil sua primeira loja experimental do mundo, Revista Exame - 08.06.2016