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Cabo Verde – Oportunidades de Mercado

Introdução

Este documento tem por objectivo apresentar as oportunidades de negócios em Cabo Verde, que poderão servir de base para análise e desenvolvimento de projectos para esse mercado.

A Bazaar posiciona-se, desta forma, como um parceiro estratégico que "faz acontecer" os negócios dos seus clientes no mercado internacional.

A nossa principal característica?
Ir para o terreno e atingir os objectivos propostos junto dos nossos clientes e parceiros.

 

As características económicas de Cabo Verde permitem o desenvolvimento de oportunidades de negócio em diferentes sectores.

Cabo Verde

 

A República de Cabo Verde é um país insular formado por dez ilhas vulcânicas localizadas no centro do Oceano Atlântico. O país possui uma população de aproximadamente 530 mil habitantes e um PIB nominal de dois mil milhões de dólares, com um valor per capita de quatro mil dólares.

A economia de Cabo Verde está dividida, principalmente, em três sectores: agricultura, turismo e prestação de serviços, sendo que este último corresponde a 80% do PIB nacional.

A agricultura produz para consumo interno e não se mostra suficiente para atender a toda a população, pelo que o país assume grande necessidade de importação de alimentos.

O turismo é um sector que tem apresentado crescimento no país, impulsionado, principalmente, pela inauguração dos aeroportos em Boa Vista (2007) e em São Vicente (2009).

Cabo Verde mostra-se grandemente dependente de programas de cooperação estrangeira e programas de desenvolvimento governamentais.

 

Medicamentos, equipamentos e serviços clínicos

A falta de medicamentos e de oferta de serviços clínicos especializados e de qualidade é uma oportunidade para o sector da saúde, que tem contado com programas de incentivo do Governo para a melhoria dos seus serviços e indicadores.

 

Produtos alimentares e bens de primeira necessidade

 

Com uma produção agrícola limitada e somando-se a inexistência de indústria local, Cabo Verde apresenta uma necessidade vital de importação de bens de consumo para abastecimento da população.

Comunicação social

A liberalização do mercado de operadores de televisão e o licenciamento de novos canais são exemplos da grande aposta do governo cabo-verdiano no sector audiovisual.

 

Tecnologias de informação e comunicação

 

O sector da tecnologia da informação e comunicação é um dos sectores-chave para o governo de Cabo Verde, sendo essa uma das grandes apostas do país para força motriz do desenvolvimento da economia no médio e longo prazos.

Principais desafios

1 - Mercado de pequena dimensão (não há escala);

2 - Economia constituída maioritariamente por micro e pequenas empresas sem capacidade financeira para manter stocks (dificuldade em adquirir produtos e matérias-primas em grandes quantidades; fraco poder de compra);

3 - Número reduzido de mão-de-obra qualificada;

4 - Custo elevado de transportes, água e energia;

5 - Instabilidade fiscal e falta de transparência em taxas aplicadas (taxa ecológica, por exemplo);

6 - Economia informal e concorrência desleal face às empresas que cumprem a lei;

7 - Alto grau de tolerância ao incumprimento de prazos de entrega estabelecidos para uma prestação de serviço,

8 - Falta de fidelidade dos consumidores; o preço é o principal factor na decisão de compra;

10 - Ineficiência nos portos e lentidão no licenciamento.

Programas de incentivo

 

O governo cabo-verdiano criou a Cabo Verde Investimentos (CI), uma organização voltada para a promoção do potencial de negócios do país e para o apoio ao investidor estrangeiro no desenvolvimento do seu negócio.

A CI promove e apoia o desenvolvimento de negócios em sectores como o turismo, imobiliário, tecnologia de informação e comunicação, transporte marítimo, aviação civil, energias renováveis, sector financeiro, comunicação social, agricultura, pecuária e pescas e indústria.

 

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