Categories
White Papers

Colômbia – Oportunidades de Mercado

Introdução

 

A Colômbia é o terceiro país mais populoso da América Latina, com mais de 48 milhões de pessoas, e posiciona-se como a 31.ª economia do mundo.

Entre 2010 e 2014. o país atingiu um crescimento económico superior a 4%/ano. Em 2015, face à desaceleração económica mundial, esse crescimento foi um pouco menor, a atingir os 3,1%.

Para 2016, a expectativa é de que o PIB cresça 2,3%, seguido de um crescimento anual de cerca de 3,5%, entre 2017 e 2020.

Raio X

República da Colômbia

População: 48.747.632 pessoas
Moeda: Peso Colombiano (COP)
Ordenado  mínimo nacional: $ 515.000,00 (157,29 EUR)*
Taxa de desemprego: 9% (Setembro 2016)
Taxa de inflacção: 7,27% (Setembro 2016)
Produto Interno Bruto (2015): US$ 292 mil milhões
Balança Comercial (2015): US$ 7,5 mil milhões (déficit)

Principais parceiros económicos: Estados Unidos da América, União Europeia, China, México, Brasil e Equador
Grau de confiança do empresário: 7,9 (Outubro 2016)
Grau de confiança do consumidor: -6,6 (Outubro 2016)

Principais sectores industriais: têxtil, alimentos transformados, calçado, ouro, esmeralda, carvão, petróleo, produtos químicos
Principais sectores importados: máquinas, bens de consumo duráveis, derivados e petróleo e produtos quimicos

Fontes: AICEP, Banco Mundial, tradingeconomics.com
*câmbio ao dia 06.10.2016

Cosmética

Colômbia: Uma porta de entrada para a América Latina

 

O sector da cosmética na Colômbia tem-se apresentado cada vez maior e inovador. Apesar do grande número de empresas nacionais, os produtos importados continuam a ser muito procurados e valorizados pelos colombianos.

A Colômbia é um grande exportador de cosméticos para todos os países da América Latina, sendo também uma porta de entrada para as empresas de outros continentes entrarem nesses países.

Saiba mais:

Colombia, el país que maquilla a las mujeres de la región – in Portafolio, 20.08.2016

Infraestrutura

Investimento de até 75 mil milhões de Euros

O governo colombiano planeia investir até 75 mil milhões em infraestrutura no país.

Este investimento inclui, principalmente, o sector do transporte, comunicação e construção em geral.

Saiba mais:
Portugal atraído pelo jackpot do investimento público colombiano – in Expresso, 20.08.2016

Saúde

Sistema de saúde colombiano é um dos mais inclusivos da América Latina

 

A Colômbia é um destino de turismo de saúde, que conta com um número cada vez mais crescente de pacientes norte-americanos. Possui algumas das melhores clínicas da América Latina e o sistema social de saúde é considerado de grande qualidade.

Produtos como software, medicamentos genéricos, consumíveis hospitalares e dispositivos médicos são uma oportunidade para quem deseja entrar no mercado colombiano.

 

Saiba mais:

Hospital da Colômbia moderniza centro médico – in Decision Report, 17.10.2009

 

Alimentação e bebida

Oportunidades numa economia com o consumo privado em crescimento

 

O consumo privado na Colômbia tem vindo a crescer, ano após ano, fazendo com que o país faça um esforço para se reindustrializar e, ao mesmo tempo, abrir o mercado para a importação.

Peixes, azeites, vinho, queijos e enchidos são produtos que apresentam oportunidades em determinados nichos de mercado.

 

Saiba mais:

Carne de porco portuguesa chega à Colômbia – in Público, 13.07.2016

 

Deseja internacionalizar o seu negócio para a Colômbia?

Fale connosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *